Qual a diferença entre orientação profissional e orientação vocacional?

Post Blog_imagem 1

Não fique surpreso caso você tenha pensado que ambos significam a mesma coisa. Essa confusão é comum, mas esclareceremos agora mesmo.

A escolha vocacional é um termo que surge a partir da palavra vocação, que vem do latim vocatione e significa predestinação. Segundo Parsons, (1909) a orientação vocacional pode ser dividia em princípios como: compreensão de si mesmo, conhecimento de requisitos e condições de sucesso, e por último, uma resultante destes dois fatores.

Psicossoma, olhares integradores para entender a complexidade das manifestações humanas.

Os cinco livros da série Psicossoma formam uma coleção pioneira sobre a Psicossomática Psicanalítica no Brasil que abriu caminho para outras publicações sobre o tema.
Os livros reúnem trabalhos de experientes profissionais de diferentes horizontes teóricos, práticas clínicas e pertinências institucionais que discutem as relações mente-corpo, suas manifestações normais e patológicas, os desafios por elas apresentados para os profissionais de saúde, bem como os dispositivos clínicos para o tratamento de tais manifestações.
Os autores evidenciam a importância da multiplicidade de olhares integradores, necessários para dar conta da complexidade das manifestações humanas, propondo a integração de aspectos fundamentais para compreender tanto o sofrimento no corpo, como o sofrimento psíquico e social.