O Estresse pode ser definido como reação a um apanhado geral de estímulos a que estamos diariamente expostos, sejam eles físicos ou mentais, produzidos externa ou internamente. Tais reações permitem que o indivíduo supere o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O estresse pode ser causado tanto pela ansiedade como  pela depressão.

A Ansiedade, marcada por sintomas como frio na barriga, taquicardia, medo, entre outros, é uma característica emocional do ser humano, que ocorre momentos antes de um perigo real ou imaginário. O indivíduo muito ansioso, pode ter afetado seu potencial intelectual e seu desempenho profissional, além do comprometimento de sua vida social.

A Depressão pode ser definida por uma tristeza profunda, sem motivo específico, que perdura por diversos dias. Quando acontece por períodos prolongados e a pessoa não procura por ajuda especializada, pode trazer prejuízos à vida profissional, acadêmica, pessoal e social.

Na Pearson, você encontra diversos instrumentos que auxiliam na detecção dos fatores acima mencionados.


Hoje destacamos o ISSL, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos, da Marilda Lipp. O ISSL auxilia o psicólogo a identificar quadros característicos do estresse e viabiliza o diagnóstico de estresse em adultos, através de um método de avaliação que enfatiza a sintomatologia somática e psicológica. Faixa etária: a partir de 15 anos.

http://bit.ly/169Kkyw