A avaliação e intervenção com crianças normalmente provoca grande interesse e é sempre um grande desafio. Quando estamos atendendo uma criança precisamos considerar que seu cérebro e suas habilidades cognitivas estão em processo de desenvolvimento, o profissional necessita da presença dos pais e da escola para que possam auxiliar no processo, é preciso investir nas atividades para que possam ser lúdicas e gerarem motivação no paciente. Todos esses pontos tornam a reabilitação neuropsicológica infantil bastante desafiadora.

Assim, visando discutir o processo de reabilitação neuropsicológica na infância de diferentes quadros clínicos, chega ao leitor a obra “Intervenção neuropsicológica infantil: aplicações e interfaces”, que foi idealizada e organizada com o objetivo de integração da teoria e da prática. Na literatura, há alguns livros ou publicações que apresentam estudos de casos a luz de diferentes teorias psicológicas. Porém, apesar de ser um delineamento fundador da neuropsicologia ainda há poucos livros que se destinam a apresentar como o profissional compreendeu e conduziu o caso, ainda mais em se tratando do processo de reabilitação neuropsicológica infantil.

Na primeira seção desse livro, autores buscaram, inicialmente, fundamentar teoricamente o que se sabe até o momento na literatura sobre os transtornos abordados, e, em seguida, com base em sua prática clínica, descrevem a intervenção neuropsicológica através de um caso prototípico, desde os dados relevantes da história, as metas que foram estabelecidas com os pacientes e familiares, até os procedimentos e técnicas adotadas em cada caso. Na segunda seção, os capítulos se destinam a apresentar e discutir as mais diversas interfaces que a reabilitação neuropsicológica pode ter com outras abordagens ou disciplinas, como por exemplo, com a escola, música, mindfulness, atividades físicas, entre outras. Para que essa ideia fosse concretizada, foram convidados para compor essa obra clínicos e pesquisadores que tem conhecimento e domínio do tema e que são referência na área da neuropsicologia.

Considerando a seleção dos conteúdos abordados e a forma escolhida para a apresentação dos temas, acredita-se que essa obra possa contribuir para o desenvolvimento da reabilitação neuropsicológica infantil e auxiliar os leitores a compreender como o processo pode ser conduzido, trazendo inspirações para sua prática clínica.

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Texto escrito por: Caroline de Oliveira Cardoso, autora dos livros “Intervenção neuropsicológica infantilDa estimulação precoce-preventiva à reabilitação” e Intervenção neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces