COMPORTAMENTO AGRESSIVO NA INFÂNCIA: DA TEORIA À PRÁTICA

Disponível na Biblioteca Pearson Clinical Brasil

Seja o primeiro a avaliar este produto

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2014
1ª Edição
Autores: Aline da Silva Piason; Ana Celina Garcia Albornoz; Angélica M. F. M. Silva; Bartira Marques Curto; Bruno Graebin de Farias; Carlo Schmidt; Carolina Saraiva de Macedo Lisboa; Cátia Olivier Mello; Christian Haag Kristensen; Circe Salcides Petersen; Clarissa De Antoni; Cláudia de Moraes Bandeira; Claudio Simon Hutz; Cleonice Alves Bosa; Cristian Bacchi Schwartz; Cristian Ericksson Colovini; Cristiane Silvestre de Paula; Daiane Silva de Souza; Daniela Sacramento Zanini; Débora Martins de Campos; Deisy Ribas Emerich; Denise Balem Yates; Denise Ruschel Bandeira; Diego Dewes da Silva; Edna Maria Marturano; Edwiges Ferreira de Mattos Silvares; Elizabeth Wessel; Gabriel Magalhães Lopes; Giovanna W. Petrucci; Guilherme Welter Wendt; Gustavo Ramos Silva; Isabel A. Bordin; Juliane Callegaro Borsa; Luciana Carla dos Santos Elias; Luísa Fernanda Habigzang; Marco Antônio Pereira Teixeira; Maria Augusta Mansur de Souza; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira; Mariana Bauermann; Marina Monzani da Rocha; Maycoln L. M. Teodoro; Nelson Hauck Filho; Paula Inez Cunha Gomide; Raquel Vasconcellos Carvalhaes de Oliveira; Renata Pires Pesce; Roberta Salvador-Silva; Rodrigo Grassi-Oliveira; Rosaura Blochtein Lembert; Rosemari Stein Bertolin; Sandra Scivoletto; Sílvia Helena Koller; Simone Gonçalves de Assis; Tatiane de Oliveira Dias; Taynah Prestes Iarto; Thiago Oliveira Pires; Vanessa Barbosa Romera Leme; Vanessa M. de Almeida.
Organizadores: Juliane Callegaro Borsa; Denise Ruschel Bandeira

ISBN: 978-85-8040-435-7
544 páginas


O comportamento agressivo na infância é um tema frequente na atualidade e tem sido fonte de preocupação de pais, educadores e da sociedade em geral. Quando Intensos e persistentes, tais comportamentos podem trazer importantes prejuízos psicossociais ao longo do ciclo vital. Por esse motivo, a temática tem sido foco de atenção de pesquisadores e pro­ ssionais de diferentes áreas do conhecimento, a partir de diferentes abordagens teóricas e aplicadas. Este livro se propõe a discutir e problematizar os aspectos teóricos e práticos concernentes ao tema do comportamento agressivo na infância, dando abertura a essas diferentes abordagens. Pesquisadores e especialistas apresentam o tema em 30 capítulos, organizados em três partes. A Parte I visa introduzir o tema do comportamento agressivo na infância, sua etiologia e comorbidades. A Parte II, por sua vez, discute as formas de manifestação do comportamento agressivo em diferentes contextos de interação social. Por ­ fim, a Parte III apresenta diferentes possibilidades de avaliação e intervenção de crianças com problema de comportamento agressivo. Assim, este livro con­ gura-se como uma ferramenta indispensável para psicólogos, pedagogos, pais e educadores que convivem e trabalham com crianças e que desejam buscar uma melhor compreensão das nuances do comportamento agressivo na infância.


COMPORTAMENTO AGRESSIVO NA INFÂNCIA: DA TEORIA À PRÁTICA

Passe o mouse para ampliar

Detalhes

Parte I – Compreendendo os comportamentos agressivos e seu desenvolvimento na infância; Capítulo 1. A etiologia do comportamento agressivo na infância: modelos teóricos e fatores preditivos; Capítulo 2. Dados epidemiológicos sobre problemas de conduta e fatores preditores em crianças e adolescentes brasileiros; Capítulo 3. Comportamentos agressivos e habilidades sociais em uma perspectiva de desenvolvimento; Capítulo 4. A manifestação da agressividade na compreensão da teoria bioecológica do desenvolvimento humano; Capítulo 5. Percepção do problema, formas de enfrentamento e comportamento agressivo e de quebrar regras em crianças e adolescentes; Capítulo 6. Uma perspectiva desenvolvimental da psicopatia: traços callousunemotional em crianças e adolescentes; Capítulo 7. Comportamento agressivo na infância e comorbidades: uma análise ao longo do tempo; Capítulo 8. Comportamentos agressivos e desenvolvimento neuropsicológico; Capítulo 9. Comportamentos agressivos e mídia; Capítulo 10. O fenômeno do bullying; Capítulo 11. Cyberbullying: a agressão hightech; Parte II – Comportamentos agressivos na infância em diferentes contextos; Capítulo 12. Comportamentos agressivos no contexto familiar; Capítulo 13. Comportamentos agressivos no contexto escolar; Capítulo 14. Manifestações da agressividade em crianças acolhidas em instituições; Capítulo 15. Comportamento agressivo e violência no cotidiano de crianças em situação de rua; Capítulo 16. Problemas de comportamento externalizantes em crianças: um olhar sobre violência familiar e temperamento; Capítulo 17. Agressividade em adolescentes com autismo: a importância do conceito de resiliência familiar; Parte III - Comportamentos agressivos na infância: avaliação e intervenção; Capítulo 18. Avaliação nosológica de crianças agressivas; Capítulo 19. O uso de instrumentos padronizados na avaliação dos comportamentos agressivos na infância; Capítulo 20. Avaliação de comportamentos agressivos utilizando a perspectiva de diferentes informantes; Capítulo 21. Indicadores de comportamentos agressivos por meio do desenho; Capítulo 22. As práticas educativas parentais e o manejo da agressividade na infância; Capítulo 23. A escola contra o bullying: a experiência de um curso de capacitação para professores; Capítulo 24. Psicoterapia psicanalítica com crianças agressivas; Capítulo 25. Comportamento agressivo e transtornos disruptivos em crianças vítimas de violência sexual: conceituação e intervenção cognitivo‑comportamental; Capítulo 26. Ludoterapia centrada na criança e adolescentes: estratégias de intervenção terapêutica em casos de agressividade; Capítulo 27. A comunidade terapêutica como modalidade de tratamento para crianças agressivas; Capítulo 28. Comportamentos impulsivos e agressivos nos transtornos externalizantes: aspectos desenvolvimentais, conceituação e intervenções baseadas em evidências; Capítulo 29. Intervenções baseadas em evidências: Triple P e Programa Anos Incríveis; Capítulo 30. Tratamento farmacológico do comportamento agressivo em crianças e adolescentes.

Informação Adicional

ISBN 978-85-8040-435-7
Autor Aline da Silva Piason; Ana Celina Garcia Albornoz; Angélica M. F. M. Silva; Bartira Marques Curto; Bruno Graebin de Farias; Carlo Schmidt; Carolina Saraiva de Macedo Lisboa; Cátia Olivier Mello; Christian Haag Kristensen; Circe Salcides Petersen; Clarissa
Qtde. de Páginas 544

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.