O campo da Avaliação Psicológica para o Trânsito é caracterizado por limitações e dificuldades em sua fundamentação e exercício profissional. Com o objetivo de amenizar tais dificuldades e limitações, a editora Casa do Psicólogo oferece instrumentos que possibilitam a formação de uma bateria completa para avaliação de condutores.

Testes que avaliam atenção, memória, inteligência e personalidade. Mais informações em:

Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF)
Adquira aqui

O Testede AtençãoConcentrada(TEACO-FF) avalia a capacidadede uma pessoapara selecionarapenasuma fontede informaçãodiantede váriosestímulosdistratores emumtempopré-determinado, denominada AtençãoConcentrada. As normas do instrumento estão adequadas para a avaliação psicológica pericial para CNH e para a população geral, podendo também ser utilizado no recrutamento e seleção de pessoas, na avaliação para porte de arma e outras em que se pretende avaliar a atenção concentrada. 

Teste de Atenção Dividida (TEADI) e Teste de Atenção Alternada (TEALT)
Adquira aqui 

O Teste de Atenção Dividida (TEADI) fornece uma medida referente à capacidade da pessoa para dividir a atenção, ou seja, a capacidade do indivíduo para procurar mais de dois estímulos simultaneamente.  Por sua vez, o Teste de Atenção Alternada (TEALT) avalia a capacidade que o sujeito tem para focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro; ou seja, sua capacidade de alternar a atenção. Em ambos os testes, ao procurar os estímulos alvos, o sujeito deverá desconsiderar os estímulos distratores.

A coleta de dados aconteceu com pessoas que procuraram Avaliação Psicológica para obtenção, renovação, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação, com escolaridade variada, assim como estudantes universitários. Dessa forma, as normas dos instrumentos são adequadas para pessoas com essas características.

Teste de Memória Visual de Rostos (MVR)
Adquira aqui 

O Teste de Memória Visual de Rostos (MVR) avalia a capacidade de uma pessoa para recordar rostos associados a detalhes de uma representação pictórica em um tempo pré-determinado. O instrumento é composto por duas partes, uma com seis itens pictóricos, e outra com quatorze itens não pictóricos. Na parte 1, é solicitado aos participantes que identifiquem numa sequência de rostos quais foram apresentados anteriormente na ficha de memorização e, na parte 2, as questões são relacionadas às informações contidas em cada item (nome, profissão, entre outros). A aplicação pode ser realizada individual ou coletivamente.

Teste de Inteligência Geral Não-Verbal (TIG-NV)
Adquira aqui

Objetiva avaliar desempenhos característicos dos testes de inteligência não verbais, mas diferencia-se por possibilitar uma análise neuropsicológica. Permite identificar os tipos de raciocínios e os processamentos envolvidos na sua execução, além das classificações habituais do potencial intelectual. O instrumento parte do princípio de que a organização visual é a facilitadora dos processamentos decorrentes de estímulos visuais. É um teste de múltipla escolha, constituído por trinta itens cuja diversidade de estímulos possibilita a análise das funções cerebrais, que se combinam para que seja possível a concretização de determinados tipos de desempenho, como, por exemplo, raciocínio espacial, matemático, memória de reconhecimento e outros.

Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)
Adquira aqui

A Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) é um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as seguintes dimensões: Neuroticismo (N1 –Vulnerabilidade; N2 – Instabilidade emocional; N3 – Passividade / Falta de Energia; N4 – Depressão), Extroversão (E1 – Comunicação; E2 – Altivez; E3 – Dinamismo; E4 – Interações Sociais), Socialização (S1 – Amabilidade; S2 – Pró-sociabilidade; S3 – Confiança nas pessoas), Realização (R1 – Competência; R2 – Ponderação / Prudência; R3 – Empenho / Comprometimento), Abertura (A1 – Abertura a ideias; A2 – Liberalismo; A3 – Busca por novidades).