IFP-II_1_Ed_2013_CapaAutores: Irene F. Almeida de Sá Leme, Ivan Sant’Ana Rabelo e Gisele Aparecida da Silva Alves

Estamos disponibilizando aos profissionais de psicologia, o IFP-II, que consiste em um instrumento psicológico, fruto da atualização dos estudos psicométricos e normas do Inventário Fatorial de Personalidade, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. 

O IFP-II tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, a partir da teoria desenvolvida por Henry Murray, que utiliza o conceito de necessidades para explicar a motivação e o rumo do comportamento.

O IFP-II foi elaborado com 100 itens (55 itens a menos que a versão publicada em 1997) correspondentes a 13 necessidades ou motivos psicológicos.  A composição dos fatores também foi alterada, portanto, não se trata de uma segunda edição do IFP e NENHUM material da versão anterior poderá ser reutilizado. A versão atual excluiu alguns fatores e itens (o fator Heterossexualidade, presente na 1ª versão do IFP, foi retirado desta versão), com justificativas técnicas para esta decisão.

Apresenta estudos de evidências de validade com vários instrumentos, incluindo estudo de correlação com o Teste Zulliger, pelo sistema Klopfer; e estudos de precisão e normatização do IFP-II com amostras representativas de todos os estados brasileiros.

O manual fornece informações sobre algumas teorias de personalidade e menciona pesquisas nacionais utilizando o instrumento em diversos contextos e populações. Contêm instruções de aplicação, apuração, interpretação, tabelas de normas para a população brasileira e estudos de casos como exemplos de interpretação. Pode ser aplicado em pessoas do sexo feminino e masculino, na faixa etária entre 14 e 86 anos de idade. Não possui tempo de aplicação determinado e em geral demora em média 20 minutos.

Esperamos que este instrumento possa ser útil aos psicólogos que necessitam realizar avaliação de personalidade nos mais variados contextos.

Resenhado por, Irene Leme.