SARP  Trabalhar como docente era um sonho desde a infância, que na adolescência descobri estar atrelado à pesquisa, algo que não me atraía muito. A ideia de fazer mestrado e doutorado para seguir carreira acadêmica parecia dissociada da paixão pela sala de aula. Aos poucos essa ideia foi mudando, por meio da realização de pesquisas que trouxessem benefícios práticos para os profissionais. Diante do que observei na prática de estágio enquanto estudante de Direito e, posteriormente, me dedicando ao estudo da avaliação psicológica no contexto forense, percebi a necessidade de fortalecer o campo do psicólogo como profissional que contribui para as decisões judiciais. Meus estudos voltavam-se à área das relações familiares, envolvendo situações de divórcio, disputa de guarda, regulamentação do direito de convivência, alienação parental.

Foi então que surgiu a ideia de desenvolver uma metodologia de avaliação para ser utilizada nessas situações, contribuindo para avaliações psicológicas mais direcionadas, cujos resultados pudessem efetivamente auxiliar os juízes na tomada de suas decisões. Para o desenvolvimento desse projeto, contei com a orientação e, especialmente, o apoio da Profa. Dra. Denise Ruschel Bandeira, que acreditou na ideia e ajudou a tornar realidade esse projeto. Suas contribuições enriqueceram o trabalho, não apenas por sua experiência profissional, mas muito devido também a sua experiência pessoal, enquanto mãe dedicada e zelosa com seus filhos. O resultado dessa parceria vem rendendo muitos frutos, entre eles o Prêmio Capes de Tese 2013 (melhor tese defendida na área de Psicologia no ano de 2012). Esse prêmio destaca a relevância do SARP e confirma o quanto minha trajetória na área da pesquisa acadêmica evoluiu.

Esperamos que esse material traga contribuições importantes para aqueles que atuam na área de interface entre Psicologia e Direito, seja diretamente (através do uso nas avaliações psicológicas) ou indiretamente (através dos resultados produzidos, subsidiando as decisões judiciais).

(Vivian de Medeiros, autora).

Conheça as autoras:

Vivian de Medeiros Lago: possui graduação em Psicologia pela UCPel e em Direito pela UFPel. É Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRGS, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Psicologia Forense da Universidade de Portsmouth, Reino Unido. Presta assessoria a advogados na área de Direito de Família. Professora do Curso de Psicologia da Faccat. Integrante do corpo docente das Especializações em Avaliação Psicológica da UFRGS, FACCAT e Incursos.

Denise Ruschel Bandeira: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS, orientadora de mestrado e doutorado e coordenadora do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. Foi editora da Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology de 2009 a 2013. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, desenho da figura humana, crianças e adolescentes, stress e avaliação de programas sociais.