1-Congresso_Ibero-Americando_Forense_melhor

De 2 a 4 de abril de 2014, acontecerá em Curitiba, Paraná, o 1º Congresso Ibero-Americano de Psicologia Forense

Psicologia forense refere-se à área de conhecimento psicológico, que tem algum tipo de envolvimento com o Direito, seja civil ou criminal.

Embora uma área recente no Brasil, a Psicologia Forense vem construindo seu espaço com muito vigor. Na última década, principalmente, vários pesquisadores brasileiros têm se dedicado ao estudo do comportamento humano que faz a interface com o Direito. Artigos, livros, relatos de pesquisa em congressos de psicologia, têm abordado a violência contra a mulher, a caracterização e tratamento de adolescentes e adultos infratores, a avaliação e intervenção com vítimas de abuso sexual, entre outros temas, tanto para identificar as características das pessoas envolvidas – vitimas e agressores – como para buscar instrumentos precisos de avaliação e tratamento destes indivíduos.

Um dos objetivos deste 1º Congresso Ibero-americano é o de criar uma Associação Ibeero-americana de Psicologia Forense. O entendimento dos determinantes do comportamento agressivo ou infrator direciona as pesquisas da área, tanto no Brasil como no Mundo.

As teorias, pesquisas e procedimentos psicológicos existentes fundamentam a atuação do psicólogo forense, como não poderia deixar de ser. No entanto, existem peculiaridades que se referem ao envolvimento desta atuação com o sistema legal. A implicação de uma prática atualizada e correta poderá promover mudanças positivas tanto no que se refere ao atendimento dos agressores como das vítimas e suas famílias. São respostas que a Psicologia e a sociedade esperam obter dos profissionais formados.

Essas e outras informações, você encontra em: http://bit.ly/1fF0yQl