TDE_Manual_capa

Educar é uma tarefa que exige, acima de tudo, responsabilidade e comprometimento. Em um mundo onde as crianças passam cada vez mais tempo na escola, acaba sendo o ambiente acadêmico, de modo mais enfático, um possibilitador da percepção de dificuldades de aprendizagem.

A aprendizagem, processo pelo qual as habilidades, competências, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, é obtida através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Assim, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos, sendo o conhecimento, construído e reconstruído continuamente.

Como então o educador pode ter embasamento técnico, para detectar se uma ou outra percepção pode ser constatada?

A Pearson possui diversas ferramentas de avaliação, que podem ser utilizadas por pedagogos e psicopedagogos. Um exemplo delas, é o TDE – Teste de desempenho escolar.

O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser utilizado, com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.

Veja onde comprar o seu!

Pearson Clinical Brasil