No Brasil, a terceira idade tem início aos 60 anos de idade. Ao chegar nessa fase, o idoso e seus familiares se preocupam com a saúde e qualidade de vida e, sendo assim, passam a buscar informações sobre como atingir esse bem estar físico e mental.

Para garantir o bem estar na velhice, é necessário cuidar da saúde ainda na juventude, mas há cuidados que podem ser tomados, para garantir benefícios na terceira idade.

Hábitos alimentares saudáveis, aliados à atividade física, contribuem para um envelhecer mais saudável. É importante consumir frutas e hortaliças diversas, ingerindo assim maior quantidade de nutrientes. Assim como em todas as idades, é indicado evitar frituras, doces e sal em excesso.

A prática de atividades físicas, deve ser leve e proporcionar não só saúde física, como um momento de lazer, de integração com as pessoas com quem se pratica os exercícios. Além do exercício, também é importante que as pessoas da terceira idade frequentem cursos, palestras, reuniões ou atividades semelhantes, que possibilitem uma vida social favorável, pois com mais tempo livre, é importante se socializar em diversos ambientes.

Na PEARSON Clinical & Talent Assessment Brasil, você encontra o “Wisconsin de classificação de cartas – versão para idosos – WCST”, fruto de um estudo que desenvolveu normas para idosos, acima de 60 anos de idade. Foram realizados estudos com idosos saudáveis e com grupos controles diagnosticados com Depressão, Alzheimer e Parkinson. O WCST é um instrumento clínico, que avalia as funções dos lobos frontais, fornecendo escores objetivos não apenas de sucesso total, mas também de fontes específicas de dificuldade na tarefa. Faixa etária: de 60 a 89 anos. Compre já o seu!

Pearson Clinical Brasil

Wisconsin Idosos 1_Ed_2010_capa FINAL