SARP

A família tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, possibilitando vários tipos de arranjos na atualidade.

Diante desse cenário, é preciso refletir sobre as mudanças que a família tem vivenciado no contexto social, como a incidência da violência, as mudanças políticas, econômicas, culturais e sociais que têm influenciado a educação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e as relações conjugais. A Casa do Psicólogo-Pearson possui as melhores ferramentas que podem contribuir para a avaliação e compreensão do contexto familiar.

Hoje destacamos o SARP – Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental.

O SARP é um conjunto de técnicas que tem como objetivo avaliar a qualidade do relacionamento entre pais e filhos (ou entre responsáveis e crianças) para subsidiar recomendações acerca da disputa de guarda e/ou regulamentação de visitas em perícias judiciais. Recomendado para psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.

Foi desenvolvido a partir da tese de doutorado de Vivian de Medeiros Lago, com orientação de Denise Ruschel Bandeira. Esta foi uma das teses em Psicologia vencedoras do Prêmio Capes de Tese 2013.