PROLEC_Manual_Capa_2_Ed_2012

Ao processo pelo qual as habilidades, competências, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, dá-se o nome Aprendizagem. Esta é obtida através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Assim, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos, sendo o conhecimento, construído e reconstruído continuamente.

Ensinar/formar é uma tarefa que exige, acima de tudo, responsabilidade e comprometimento. Em um mundo onde as crianças passam cada vez mais tempo na escola, acaba sendo o ambiente acadêmico, de modo mais enfático, um possibilitador da percepção de dificuldades de aprendizagem.

O educador, para constatar ou descartar sua percepção, necessita de um embasamento técnico.

A Pearson possui diversas ferramentas de avaliação, que podem ser utilizadas por pedagogos e psicopedagogos. Um exemplo delas, é o PROLEC – Prova de avaliação dos processos de leitura.

O PROLEC contém diversas tarefas que exploram os processos de leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. Com estas provas, além de uma pontuação da capacidade de leitura dos escolares, são obtidas informações sobre as estratégias que cada escolar utiliza na leitura de um texto, bem como os mecanismos que não estão funcionando adequadamente para que se realize uma boa leitura.

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