Memória é a capacidade de adquirir, reter e reproduzir informações disponíveis durante nossa vida, mas isso você já deve saber. Confira 7 curiosidades sobre a memória humana:

shutterstock_91463864

1- O interesse pessoal ajuda na retenção das informações

Se você se interessa por determinado assunto, a sua memória praticamente decora as informações da forma mais simples, como uma leitura rápida e muitas vezes, única. Quanto maior o interesse, maior a chance de você não esquecer.

2 – Fatos marcantes são gravados para sempre

Acontecimentos com alta carga emocional ficam gravados para sempre na memória. Um bom exemplo disso é perguntar para as pessoas o que elas estavam fazendo quando souberam do ataque de 11 de setembro, dificilmente alguém vai dizer que não se lembra.

3 – Uma pessoa adulta pode lembrar cerca de 20 a 100 mil palavras

A memória é ilimitada, quanto maior seu treinamento, melhor ela vai ser. Praticando, você pode ter uma memória bem melhor do que outras pessoas, isso porque o cérebro é plástico.

4 – A memória começa a funcionar antes mesmo de você sair da barriga da mamãe

De acordo com estudos, a memória começa a funcionar 20 semanas após o feto humano começar sua formação. Leia mais: http://goo.gl/44Ih7j

5 – Excesso de açúcar prejudica a memória após os 40

A memória se deteriora ao decorrer da vida, nossa capacidade de lembrar as coisas começa a falhar conforme vamos ficando mais velhos. Aos 40, o corpo demora mais para metabolizar a glicose também. E o que isso tem a ver com a memória? Um estudo recente aponta que níveis elevados de açúcar prejudicam a função de uma parte do hipocampo chamada giro dentado, que é o principal ponto afetado pelo envelhecimento, de acordo o neurologista Scott Small. Leia mais: http://goo.gl/qdy95r

6 – Dormir faz bem para a memória

É durante o sono que o cérebro seleciona o que importante e o que não é para guardar na memória, isso é fundamental para lembrar melhor o que aprendemos. Por isso, passar noites em claro, mesmo que estudando, não vai te ajudar a ir bem em testes, mas uma bela noite de sono, isso sim ajuda.

7 – Ninguém é perfeito

Ninguém tem a memória perfeita, cada pessoa tem a memória diferente. Por isso é muito comum você lembrar de um fato e seu amigo lembrar do mesmo fato com detalhes diferentes, sem que nenhum dos dois seja mentiroso.

Fonte:

http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/memoria/

http://mundodapsi.com/os-7-pecados-da-memoria/

http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/01/fatos-interessantes-sobre-a-memoria-humana/

http://goo.gl/qdy95r