Aconteceu no último sábado, dia 28 de novembro de 2015, no auditório da Livraria Cultura do shopping Villa Lobos em São Paulo/SP, um evento em comemoração aos 15 anos da Coleção Clínica Psicanalítica. Tal evento contou com a presença do organizador da Coleção Clínica (Flávio Ferraz) e de dois grandes nomes da psicanálise, Renato Mezan e Renata Cromberg, para um bate-papo sobre a história da escrita da psicanálise no Brasil.

Da esquerda para a direita: Flávio Ferraz, Renata Cromberg e Renato Mezan.

Da esquerda para a direita: Flávio Ferraz, Renata Cromberg e Renato Mezan.

Flávio Carvalho Ferraz começou o bate-papo relembrando o início de tudo, a concepção dessa coletânea de livros ao lado de sua esposa – a também autora, Helena Tassara: “No bar Balcão, escrevendo em guardanapos, brincamos de escrever 15 títulos e pensar em quem poderiam ser os autores desses 15 títulos, amigos que trabalhavam com aquilo”. Tais títulos e respectivos nomes foram apresentados ao responsável pela Editora Casa do Psicólogo na época, Ingo Bernd Guntert – que também estava presente no evento – e, então, a primeira obra, “Perversão” (do próprio Flávio), foi publicada.

Já Renata Cromberg comentou sobre o aspecto afetivo na comemoração dos primeiros livros da Coleção, enfatizou o zeloso trabalho do Flávio Ferraz em seu papel como organizador e intermediador das duas pontas de produção (autor e editor) e destacou a singularidade de cada livro e a multiplicidade dos seus autores – nomes de diversas instituições e estados do Brasil.

Por fim, Renato Mezan deu um panorama da escrita da psicanálise e reforçou o motivo do sucesso da coletânea: “A coleção acabou sendo então uma espécie de revelador da fecundidade, da qualidade, da diversidade e – sobretudo – da amplitude do público comprador e consumidor”.

Mesa redonda sobre a história da escrita da psicanálise no Brasil.

Mesa redonda sobre a história da escrita da psicanálise no Brasil.

Ao final do bate-papo houve um brunch com uma sessão de autógrafos com os demais autores da Coleção Clínica que estavam presentes para prestigiar o evento.

Conheça todos os títulos da Coleção Clínica neste link.

Acompanhe as redes sociais da Pearson e fique por dentro das novidades e mais informações sobre essa coletânea e demais produtos do nosso portfólio.

Brunch e sessão de autógrafos no espaço da Livraria Cultura.

Brunch e sessão de autógrafos no espaço da Livraria Cultura.