No Brasil existem diversos livros e textos de Neuropsicologia que apresentam e sintetizam as bases teóricas, introduzindo poucas questões relativas às suas aplicações clínicas. Estes livros tiveram (e ainda têm) um papel fundamental para despertar o interesse de graduandos e na formação básica de especialistas em Neuropsicologia. Hoje a neuropsicologia brasileira não é mais incipiente e a necessidade de atualização e a formação continuada ocupa um lugar tão importante quanto a de formação de novos profissionais.

A “marca” Neuropsicologia na Prática Clínica surgiu em 1994 numa iniciativa do Prof. Paulo Mattos. Já nessa época havia a necessidade de promover o debate e divulgar os avanços científicos na área. As primeiras edições eram no formato de cursos presenciais ministrados pelo próprio Prof. Paulo Mattos. Neles os interessados tinham a oportunidade de atualização em diversos tópicos teóricos e práticos da Neuropsicologia Clínica, Hospitalar, Forense e Educacional. A partir de 2015, em parceria com a Pearson Clinical Brasil, o curso passou a ser ofertado mais frequentemente e a circular por diferentes Estados Brasileiros, como Rio de Janeiro, Rondônia, Curitiba e São Paulo. Na nova edição do Neuropsicologia na Prática Clínica, diversos Neuropsicólogos serão convidados a expor sobre temas variados como Transtornos do Desenvolvimento, Laudos Neuropsicológicos, Prática Forense, Demências e técnicas de Avaliação. Os temas geralmente não se repetem, o que dá a oportunidade a profissionais de participarem em diversas edições. O sucesso desse projeto trouxe a ideia de ampliá-lo em sua diversidade temática incluindo vários dos grandes nomes da Neuropsicologia Nacional. Surgiu assim a coleção de livros Neuropsicologia na Prática Clínica.

A coleção já tem dois livros lançados e cinco em fase final de editoração. Conheça os títulos:

  • Como escrever um laudo neuropsicológico? (já disponível)
  • Neuromodulação autorregulatória: princípios e prática (já disponível)
  • Discalculia do desenvolvimento (em fase de edição)
  • Transtorno do Espectro Autista (em fase de edição)
  • Avaliação Neuropsicológica Forense (em fase de edição)
  • Psicogeriatria (em fase de edição)

Estão previstos vários outros títulos, como Entrevista Clínica e Exame do Estado Mental, Funções Executivas, Sono e Cognição, Neuroeducação, TDAH, Funções Executivas, Demências, Dislexia, Julgamento e Tomada de Decisão, Deficiência Intelectual, Memória entre outros. Cada volume apresenta questões teóricas e, principalmente, orientações práticas que facilitam a atuação do Neuropsicólogo em diversos contextos.

Novos projetos estão programados para 2017, como a criação de programas de Educação à Distância em Neuropsicologia Clínica e a criação da rede de pesquisadores Brazilian Neuropsychology Network.

Mais do que um curso ou uma coleção de livros, a “marca” Neuropsicologia na Prática Clínica tem se consolidado como um meio de difusão de conhecimentos e um fórum de debates com o objetivo de atualizar permanentemente profissionais e estudantes. Com neuropsicólogos bem formados e capazes de usar os modernos recursos da área, cresce a Neuropsicologia Brasileira e ganha a população que terá acesso a práticas cada vez mais eficientes.

Quer adquirir os primeiros livros da Coleção? Clique aqui!

Texto escrito por:

Leandro F. Malloy-Diniz
Professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina – UFMG
ILUMINA – Neurociência e Psiquiatria