Recrutar e selecionar talentos com eficácia, além de experiência exige técnica e metodologia, alinhada com a cultura organizacional da empresa. No Brasil, aproximadamente 20% dos psicólogos atuam na área organizacional e do trabalho, recebendo forte destaque na participação ativa nos processos de recrutamento e seleção.

De maneira geral, grande parte das empresas seguem as mesmas etapas no processo de seleção:

1. Triagem de currículos recebidos;
2. Seleção das ferramentas de avaliação adequadas para o perfil da vaga;
3. Realização de entrevistas;
4. Provas classificatórias;
5. Testes psicológicos;
6. Painel de finalistas.

Jonathan Sampson, diretor-geral da consultoria Haysç, acredita ser imprescindível que os processos seletivos sejam realizados de forma a atrair e recrutar a maior gama possível de tipos de personalidade e origens distintas. Neste sentido as últimas etapas, especialmente o período de testagem, torna-se estratégico por oferecer a possibilidade de um quadro de funcionários diversificados.

A diversidade é tomada para muitas empresas como uma palavra de ordem já que não ter uma força de trabalho diversificada e inclusiva é potencialmente prejudicial para todos os times.

Neste sentido o psicólogo deve avaliar o candidato em itens como criatividade, trajetória profissional, automotivação, foco, produtividade, controle emocional, capacidade de planejamento, personalidade, habilidades sociais e ética. Os testes psicológicos permitem ao recrutador tornar este processo sistematizado, garantindo alto rigor metodológico, e análise dos dados objetivos de maneira clara e assertiva. Veja abaixo os principais testes para tornar o processo de recrutamento e seleção ainda mais eficaz e obter uma análise integrada dos candidatos:

  • Cognição: Beta-III, BPR-5;
  • Humor, Competências comportamentais: ISSL, IHS, GetSongs;
  • Personalidade: As Pirâmides Coloridas de Pfister, Zulliger no sistema compreensivo – ZSC, BFP.

Clique aqui e conheça as melhores opções de testes psicológicos para o seu processo de Recrutamento & Seleção.