A pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas em todos os âmbitos. Mas um dos primeiros foi o profissional. Muitas pessoas passaram a trabalhar em casa nesse período. Outras acabaram perdendo o emprego. E a saúde mental no trabalho se tornou um assunto muito comum. Mais de um ano depois do início da pandemia, vemos consequências que nem podíamos imaginar nesse sentido. O que nos faz perguntar: é possível manter a saúde mental no trabalho nessa situação? Para responder a essa pergunta, é preciso entender como a pandemia impacta esse ambiente.

Quais são os impactos da pandemia na saúde mental?

Mesmo antes da pandemia, sabíamos que a saúde mental no trabalho era um tema a ser tratado. Há muitos anos escutamos sobre como o estresse é perigoso e como a síndrome de burnout é cada vez mais comum. Porém, essa situação piorou muito desde o começo de 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os níveis de doenças neuropsicológicas aumentaram muito nesse período. O número de pessoas que relatou sintomas de estresse e ansiedade dobrou de março para abril de 2020. Quando se fala de depressão, a estatística é ainda pior: os casos aumentaram em 90%.

Isolamento, solidão e medo

Não é à toa que isso aconteceu durante os primeiros meses de isolamento. Ficar em casa, mesmo quando não se está sozinho, aumenta consideravelmente a sensação de solidão. Muitos profissionais começaram a trabalhar em home office pela primeira vez nesse período. A falta da companhia dos colegas e mesmo de uma orientação mais direta também influencia na saúde mental. Mas não são apenas o isolamento e a solidão que agravam esse quadro. Afinal, passamos por isso por conta de uma doença com estatísticas preocupantes. Além de se sentirem solitários, os profissionais têm medo de ficarem doentes, ou de algum ente querido ficar. Com a insegurança do mercado de trabalho, ainda há o medo pelo emprego em si, pois os índices de desemprego também aumentaram no último ano. Então, com tudo isso em mente, como uma empresa pode garantir a saúde mental no trabalho?

Como cuidar da saúde mental no trabalho?

As empresas podem e devem cuidar da saúde mental de seus colaboradores nesse momento. Ainda que, muitas vezes, seja impossível manter a motivação, é possível garantir um padrão de tranquilidade. Confira algumas medidas que sua empresa pode tomar para ajudar os colaboradores.

Continue com a rotina

Um dos principais problemas de começar a trabalhar de casa é que muitas pessoas não conseguem estabelecer limites. Vários trabalham depois do horário e assumem mais do que deviam. Por isso, sua empresa deve tomar o cuidado de manter esses limites bem demarcados. Preserve a rotina do escritório, com horários de entrada, almoço e saída.

Invista no conforto

Outro problema comum do home office é que muitos colaboradores não têm a estrutura necessária. Sentar na mesa da cozinha ou no sofá para trabalhar causa desconforto e impaciência. Se possível, forneça cadeiras e mesas para quem não pode comprar no momento. Em alguns casos, também pode ser necessário oferecer equipamentos.

Apoie a socialização

O happy hour não precisa ser abandonado de vez por causa do isolamento. Ele pode acontecer online, cada um na sua casa, em um dia que seja bom para todos. Esses momentos de socialização podem fazer muito bem para os colaboradores. Mas não force a participação. Depois de um dia inteiro na frente das telas, alguns deles não vão querer ligar o Zoom de novo.

Tome cuidado com as notícias

Muitas vezes, acreditamos que compartilhar informações é fundamental para manter a saúde mental no trabalho. Mas informações em excesso — principalmente se não forem de fontes confiáveis — podem gerar ainda mais medo. Por isso, procure falar apenas do que for essencial, como as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não espalhe notícias que não forem confirmadas e não estimule o pânico no trabalho.

Lute contra o estigma

Ainda existem muitas pessoas que lutam contra ansiedade, depressão e outras doenças em silêncio. Procurar ajuda profissional ou mesmo falar sobre esses problemas é um tabu. Mas ter ajuda nesses momentos é fundamental para voltar a se sentir bem. Portanto, fale sobre esse assunto com seus colaboradores. Se for possível, ofereça apoio para quem quiser consultar um profissional. No isolamento, no meio de uma pandemia, é importante nos lembrarmos de que não estamos sozinhos. Aproveite essas dicas para preservar a saúde mental no trabalho. Quer saber mais sobre como melhorar o ambiente de trabalho durante a pandemia? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.