A utilização de indicadores permite entender o desempenho de uma empresa. O indicador mais conhecido é o retorno sobre o investimento (ROI). O Turnover, começou a ganhar popularidade recentemente.
É um índice que revela mais a respeito dos processos dos negócios do que sobre os resultados. No entanto, pode interferir no andamento das atividades e, portanto, nas entregas aos clientes. Continue a leitura para compreender mais sobre o assunto!
O que é Turnover?
Em inglês, Turnover significa “virada” ou “renovação”. Nesse sentido, a taxa se refere à rotatividade de funcionários na sua empresa. Ou seja, o número de profissionais que saem e precisam ser substituídos.
Esses desligamentos podem ser voluntários ou involuntários.
No primeiro caso, os colaboradores pedem para ser desligados, geralmente por terem encontrado propostas melhores ou estarem insatisfeitos com o trabalho.
No segundo, a empresa decide demitir o funcionário. O cenário acontece por razões diversas, mas é desvantajoso para ambas as partes.
É importante salientar aqui que todo negócio tem um índice de Turnover, exceto aqueles que começaram há pouco tempo. Desligamentos, voluntários ou não, são comuns.
A taxa se torna um problema quando não para de crescer. Afinal, por que a empresa perde tantos profissionais? E como isso impacta nas atividades cotidianas com a falta de talentos?
5 possíveis causas do Turnover

1 – Insatisfação com a empresa
A insatisfação pode estar relacionada ao ambiente, as atividades, condução dos líderes ou atrito com os colegas.
Outro cenário muito comum é a decisão de sair da empresa por não ver possibilidades de crescimento, por exemplo.
2 – Incompatibilidade salarial
A remuneração é um fator de extrema importância e faz diferença na taxa de Turnover. Afinal, todo profissional espera receber de maneira justa e condizente com a dedicação do seu trabalho.
Se o valor estiver muito abaixo do mercado, é possível que o colaborador busque alternativas. Por isso, a empresa deve manter uma pesquisa salarial atualizada que vá de acordo com as mudanças do mercado e com as necessidades dos colaboradores.
3 – Conflitos pessoais
Muitas pessoas se demitem por conta de rumores que geram desentendimentos e desalinhamento com as políticas da empresa.
Conflitos pessoais, sejam com colegas ou com os próprios líderes, podem tornar o local de trabalho frustrante e ocasionar sérios prejuízos para o negócio.
4 – Melhores propostas
Ainda que estejam satisfeitos com suas colocações atuais, profissionais muitos talentosos tendem a receber propostas mais atrativas com frequência.
Essas ofertas podem vir em várias formas, como melhores salários e benefícios. As mais comuns, entretanto, são as de cargos superiores.
5 – Insatisfação com a liderança
A administração de conflitos é uma atribuição natural da liderança. Isso significa que os colaboradores esperam do profissional a resolução dos problemas ou um direcionamento melhor diante de situações conflituosas.
Quando isso não acontece, os colaboradores podem se sentir desamparados, desmotivados e inseguros. Portanto, é preciso encontrar um equilíbrio.
Quais são as consequências do Turnover para sua empresa?

Impacto no clima organizacional
Imagine como é trabalhar para uma empresa que demite profissionais constantemente? Em que nenhuma equipe permanece unida e todos se perguntam quem será o próximo?
O impacto no clima organizacional é tanto que pode gerar muitos conflitos internos. E isso catalisa o aumento do Turnover.
Perda de investimentos
Quando um novo colaborador chega, ele deve ser treinado. Além disso, precisa se adaptar à equipe. Sem contar os custos comuns de admissão.
Ao longo do trabalho, ele aprende os processos. Quando é desligado, todo o conhecimento que a empresa o ajudou a adquirir vai embora. E é preciso repetir o ciclo com um novo funcionário.
Baixa credibilidade no mercado
Demissões e contratações geram custos extras. Às vezes, rescisões, multas e outros processos acabam custando mais do que as empresas podem imaginar.
Abrir vagas, fazer entrevistas e treinar funcionários, também. E esses custos vão mais longe do que transparecem à primeira vista.
Uma empresa que sempre abre postos por conta de desligamentos se torna pouco confiável. O público começa a vê-la com menos credibilidade. Isso afeta os negócios a longo prazo.
Algumas das causas e consequências do alto índice de Turnover já ficaram claras aqui. Mas como saber como está essa taxa?
Como calcular a taxa de Turnover?
Existe mais de uma maneira simples de calcular o Turnover. Especialmente se você deseja aplicar uma métrica específica, como a taxa dos que foram desligados de forma voluntária.
Para exemplificar, vamos mostrar como descobrir o Turnover geral. Basta dividir o número de profissionais que saíram pelo total de colaboradores em um mesmo período.
Para ter esse resultado em porcentagem, multiplique por 100. Idealmente, a taxa não deve ficar acima de 5%. Caso contrário, sua empresa precisa tomar providências.
Como reduzir a taxa de Turnover?
Ainda que não exista uma fórmula que funcione para todas as empresas, é possível tomar algumas atitudes para diminuir a taxa de Turnover. Por exemplo:
- crie um processo seletivo preciso, que contrate funcionários compatíveis com o perfil da equipe;
- remunere os profissionais de acordo com o mercado e ofereça benefícios competitivos;
- incentive o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- invista em uma cultura organizacional colaborativa;
- busque manter seu time motivado.
Oferecer um ambiente de trabalho saudável, que prioriza o bem-estar dos colaboradores, faz muita diferença. Prestar atenção nisso, bem como nas oportunidades que sua empresa gera, é fundamental para diminuir o Turnover.
Quer saber mais sobre gestão de recursos humanos? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter.