Um processo seletivo eficiente vai além de encontrar um profissional capacitado para trabalhar em uma empresa. 

Afinal, é possível identificar perfis com habilidades técnicas primordiais que possa agregar no desempenho do time. Mais do que isso, que compreenda e se adeque à cultura organizacional.  

O processo, quando bem executado, ajuda a diminuir a taxa de Turnover, o que significa um ganho a longo prazo para a empresa.  

E quanto maior a produtividade da equipe, melhores os resultados, que impacta positivamente na satisfação dos clientes. 

No fim das contas, sua empresa fica conhecida por ser uma boa empregadora e oferecer produtos ou serviços de qualidade. Por isso, é preciso investir em um processo seletivo excelente.  

A seguir, separamos as melhores dicas para colocar em prática. Acompanhe! 

1. Trace o perfil do candidato ideal antes do processo seletivo  

O primeiro passo para um bom processo seletivo é saber exatamente o que sua empresa procura. 

Isso só é possível quando se traça o perfil do colaborador ideal com antecedência. Qual a formação desejada? Quais experiências deve ter? Quais habilidades hard skills são ideais?  

Nesse momento, vale uma análise aprofundada para pensar no melhor candidato possível para a vaga. Depois, revise esse perfil e confira tudo o que não é atingível.  

Não se esqueça de considerar as soft skills. O colaborador deve apresentar habilidades para tomada de decisão? Deve ser criativo? Delegar tarefas? Gostar de trabalhar em grupo?  

2. Descreva bem a vaga em aberto  

Após conhecer melhor o perfil de candidato ideal, é hora de criar a vaga, que precisa ser bem descrita para atrair as pessoas realmente interessadas em fazer a diferença na empresa

Comece pela descrição do que o profissional vai fazer se conquistar o emprego. É frustrante encontrar uma oportunidade e não ter certeza do que a empresa busca. 

Liste também todos os benefícios. Evite descrever os obrigatórios como “diferenciais”. A oferta de vale-transporte, por exemplo, está prevista em lei. 

Por fim, descreva o que é, de fato, um diferencial. Seus funcionários podem trabalhar em home office? A empresa oferece sala de amamentação ou creche? Existem folgas programadas?  

3. Divulgue a vaga nos lugares certos  

Essa vaga bem descrita só vai chegar ao candidato ideal se estiver no lugar certo. Por isso, sua empresa precisa saber quais são esses espaços. 

Atualmente, a maioria dos profissionais tem perfis em redes sociais, mas nem todas são adequadas para isso.  

Por exemplo, ao anunciar vagas em marketing ou design, pode ser uma ótima ideia usar o Instagram. Entretanto, sua empresa terá mais sucesso divulgando oportunidades em administração ou contabilidade pelo LinkedIn.  

O Facebook conta com grupos que reúnem profissionais de diversas áreas. Esses também são bons locais para anúncios. Sendo assim, vale a pena estudar a melhor estratégia para atrair talentos relevantes.  

4. Conte com a tecnologia em todo o processo seletivo  

processo seletivo eficiente colaboradora loira assistindo a uma reunião de videoconferência com gestor no notebook

Atualmente, a tecnologia pode ajudar sua empresa de muitas maneiras. No processo seletivo, alguns recursos contribuem para a divulgação de vagas e a seleção de candidatos, por exemplo.  

Existem diversos softwares de gestão de pessoas que auxiliam na triagem de currículos, identificando características indispensáveis e selecionando profissionais a partir delas.  

Também há plataformas online que oferecem serviços semelhantes. A ideia é deixar que a tecnologia faça o trabalho mecânico e repetitivo que a sua equipe teria que fazer.  

Essa é uma boa maneira de abrir mais tempo na agenda do time. E, assim, ocupa-lo com tarefas importantes e estratégicas, como a do tópico a seguir. 

5. Faça uma boa triagem de currículos 

Depois que a tecnologia ajudar na triagem inicial, é hora de selecionar os melhores currículos. Mas isso deve ser feito com atenção e sem pressa, para não deixar passar detalhes.  

A equipe responsável pelo processo seletivo deve ter em mente o candidato ideal. Além disso, não deve levar em conta apenas as habilidades técnicas, mas também de características sociais, emocionais e comportamentais.  

Como essa pessoa se apresenta enquanto profissional? Ela se encaixa na cultura organizacional da empresa? Está disposta a se adaptar, se for necessário? Tem a experiência necessária?  

6. Invista em testes de habilidades e comportamento  

processo seletivo eficiente candidatos diversos realizando teste para vaga de emprego

Cada vez mais organizações usam testes de habilidades e comportamento. Afinal, são maneiras interessantes de saber quem são os candidatos e quais são suas principais capacidades. 

Lembre-se de que um negócio funciona em conjunto e, portanto, todos devem trabalhar para melhorar seus pontos fracos.  

Fazendo testes de habilidades e comportamento no processo seletivo, você consegue identificar quem são os bons profissionais e se preparar para recebê-los.  

7. Não pule as entrevistas  

Por fim, as entrevistas continuam a ser essenciais no processo seletivo. Mesmo com diferentes tipos de triagens e testes, nada substitui essa etapa. 

Nesse momento, não é só sua empresa que conhece mais o candidato. Ele também deve ser mais sobre o negócio. Essa é a oportunidade para compreender melhor a vaga, tirar dúvidas e descobrir como essa parceria pode funcionar.  

Portanto, invista em planejamento para que essa etapa seja eficiente. Junto à equipe, anote o que deve ser questionado a todos os participantes, monte um roteiro. Entenda um pouco sobre como eles trabalham e o que esperam dessa parceria. 

Assim, ao final da entrevista, ficará claro quais são os perfis compatíveis com os objetivos da empresa.  

Como você deve ter percebido, existem muitas formas de tornar uma seleção de talentos mais eficiente. Planejamento, clareza e tecnologia são alguns conceitos básicos para obter sucesso. 

Clinical pode auxiliar o seu negócio nessa jornada. Com testes psicológicos, ajudamos a contratar os profissionais adequados para a sua equipe.  

Acesse nosso site para conhecer nossas soluções e descobrir o que podem fazer pela sua empresa!