Os testes psicológicos podem ser usados em diversos momentos para otimizar os resultados de uma empresa. Acesse este artigo para descobrir como!

Avaliar e escolher profissionais para uma empresa não depende apenas de habilidades técnicas. Mesmo pessoas altamente qualificadas podem acabar não se adaptando a uma equipe específica. É preciso conhecer mais do que o currículo de um profissional para contratá-lo; por isso temos os testes psicológicos.

Essas ferramentas são cada vez mais usadas em processos seletivos. Afinal, são a maneira de avaliar previamente se um profissional está ou não alinhado com a cultura organizacional da empresa.

Também podem ser usadas com profissionais que já foram contratados, pois mostram como potencializar os talentos de uma pessoa e ajudar a equipe a ser cada vez mais produtiva.

Continue a leitura deste artigo para entender como os testes psicológicos são grandes aliados do setor de RH!

O que são e como funcionam os testes psicológicos?

Testes psicológicos são ferramentas que ajudam a avaliar e interpretar características subjetivas. Com isso, é possível mensurar habilidades emocionais e cognitivas.

A aplicação dos testes deve ser feita de forma padrão. Isso significa que todos os profissionais devem ser testados no mesmo local, hora etc. Além disso, devem receber os mesmos materiais e instruções.

É importante que os testes psicológicos sejam sempre aplicados por psicólogos. Mesmo que já tenham a formação em Psicologia, devem se especializar para aplicá-los. Isso garante que os resultados não sejam influenciados de maneira alguma.

Veja algumas situações em que os testes podem ser aplicados pelo RH de uma empresa.

Recrutamento e seleção

Como saber se um candidato a uma vaga vai se encaixar bem em uma equipe que ele não conhece ainda? Irá se adaptar à cultura organizacional da empresa? O ritmo de trabalho é o esperado?

Essas perguntas não podem ser respondidas com um currículo. E, muitas vezes, nem com uma entrevista, que é subjetiva. Por isso, os testes psicológicos são usados no processo de recrutamento e seleção.

Sendo assim, é possível entender a estabilidade emocional do candidato. Como ele agiria em situações de pressão? Ou ao ter problemas com um colega de equipe, como seria a reação?

Vale ressaltar que os testes não substituem o restante do processo seletivo; eles o complementam.

Avaliação de colaboradores

Depois da contratação, os testes psicológicos continuam a ser de grande ajuda. Afinal, auxiliam na compreensão geral dos colaboradores de uma empresa.

É possível descobrir quais colaboradores trabalham melhor em equipe ou têm mais características de liderança. Sabendo disso, a atribuição de tarefas é fácil e eficiente.

Também ajudam a diminuir a rotatividade. Com um teste psicológico, é possível entender quando os colaboradores têm problemas a serem resolvidos. Assim, dá para ajustar o clima da empresa e diminuir os desligamentos.

Programas de bem-estar e qualidade de vida

Sua empresa investe no bem-estar dos colaboradores? Se não, deveria começar a investir. Profissionais que têm uma boa qualidade de vida são mais felizes, motivados e produtivos.

Os testes psicológicos são ótimas ferramentas para auxiliar nesse investimento. Aliás, podem mostrar quando os colaboradores têm traços de estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Em outras palavras, os testes auxiliam a identificar quais colaboradores precisam de ajuda. E sua empresa pode ajudá-los melhorando a qualidade de vida. Assim, todos saem ganhando.

Seja qual for o tipo de teste psicológico ou aplicação, todos trazem grandes benefícios.

4 vantagens da aplicação de testes psicológicos

Os testes psicológicos podem trazer vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Confira alguns exemplos abaixo.

1 – Análise de características profissionais

Todos os profissionais têm pontos fortes e fracos. Uma pessoa pode ter pouca experiência e se comunicar com muita facilidade. Outra pode ser um grande nome da área e ter problemas de relacionamento interpessoal.

Sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, um profissional pode investir nas próprias qualidades e buscar maneiras de melhorar o que for preciso.

Por outro lado, a empresa pode escolher profissionais com base nesses aspectos. Também pode aprender a delegar melhor as tarefas e projetos. E, caso um ponto fraco seja compartilhado por quase toda a equipe, pode oferecer treinamentos.

2 – Levantamento de hipóteses

Em uma empresa, muitos imprevistos podem surgir.

Um projeto pode não ter os resultados esperados, um cliente importante pode dispensar os serviços ou um profissional pode se envolver em conflitos.

Como seus colaboradores vão reagir a esses cenários? Não é possível prever completamente. No entanto, dá para levantar hipóteses por meio de testes psicológicos.

Nos testes, vários cenários são estabelecidos, e o avaliador pode entender as tendências de cada profissional.

3 – Compatibilidade com a vaga

Muitas empresas tendem a contratar profissionais que demonstram grande habilidade técnica. No entanto, isso nem sempre traz resultados positivos.

Na verdade, o maior motivo para saídas e demissões é a falta de compatibilidade com as vagas. Imagine um profissional muito competente, mas que não sabe como trabalhar sob pressão. Agora, imagine que ele trabalha respondendo diretamente a um líder, de hora em hora. Por quanto tempo ele vai suportar?

Nesse cenário, os testes psicológicos ajudam a colocar cada profissional no ambiente mais adequado para suas características.

4 – Maior qualidade no trabalho

Todas as vantagens anteriores podem se resumir a isso: testes psicológicos aumentam a qualidade do trabalho.

Preenchendo todas as vagas com os profissionais certos e investindo em bem-estar, os resultados aparecem facilmente. E são animadores, pois refletem na qualidade dos produtos e serviços da empresa.

Uma equipe com atividades bem delegadas e profissionais bem adaptados é muito mais produtiva. Todos conseguem trabalhar e se sentir melhor em ambientes assim.

Por isso, os testes psicológicos são fundamentais para a empresa e os colaboradores em qualquer etapa. Aplicá-los como parte do processo de recrutamento ou da rotina do RH faz diferença para todos.

A Pearson Clinical oferece soluções de testes psicológicos que podem ser aplicadas em qualquer etapa. Do recrutamento ao bem-estar da equipe, todo o processo pode ser otimizado. Acesse o nosso site para conhecê-las!