Há alguns anos, a busca por um profissional psicólogo era pequena. Havia grande resistência e, às vezes, as pessoas tinham contato com profissionais que trabalhavam em empresas ou com atuação em escolas. Porém, o mercado de trabalho para psicólogo passou por transformações significativas.  

Quais foram as causas das mudanças que vemos hoje? E quais são as áreas que mais buscam psicólogos ultimamente? Confira a seguir!  

Por que o mercado de trabalho para psicólogo melhorou nos últimos tempos?  

Ainda que o mercado para psicologia sempre tenha sido valorizado, nunca o foi como agora. Esses profissionais são cada vez mais requisitados.  

Mas o que provocou essa mudança?  

Menos estigma para falar sobre saúde mental  

Atualmente, séries, filmes e livros tratam bastante sobre cuidados com a saúde mental. Vemos cada vez mais influenciadores e celebridades falando sobre suas jornadas com depressão, ansiedade ou estresse.  

Ou seja, a saúde mental se tornou um assunto mais comum. Por isso, as pessoas passaram a ver a Psicologia sob uma lente melhor.  

Valores mais acessíveis  

Com o aumento da demanda por psicólogos, os valores começaram a ficar mais acessíveis e competitivos. Em muitos casos, os pacientes também podem fazer consultas pelo sistema público.  

Isso quer dizer que, sem o empecilho financeiro, os pacientes não veem obstáculos para procurar um psicólogo de qualidade.  

Mais vagas em diferentes áreas  

A popularização dos temas de saúde mental colocou o psicólogo em vários outros ambientes. Hoje em dia, o mercado de trabalho para psicólogo inclui empresas, escolas, clínicas, hospitais, times esportivos e muito mais.  

Mais investimento em crescimento pessoal  

Com a popularização de movimentos sociais e estudos de comportamento, muito mais pessoas se preocupam com autoconhecimento.  

Buscar aprimoramentos enquanto profissional e internamente são objetivos cada vez mais comuns. Aliás, muitas pessoas veem na psicologia, um investimento em crescimento e sucesso.  

Como é a demanda do mercado de trabalho para o psicólogo?  

Ainda que a procura por psicólogos tenha aumentado, a demanda do mercado é por profissionais altamente qualificados.  

Mesmo pacientes que buscam por psicólogos autônomos desejam encontrar profissionais especializados.  

Nesse cenário, muitas vezes, o curso de graduação não é o suficiente. Apenas cumprir uma grade curricular básica, infelizmente não ajudará o profissional a garantir boas oportunidades após a formação.  

Muitos psicólogos buscam especializações para começar a trabalhar em empresas, escolas ou hospitais. Nesse caso, é preciso conhecer bem os próprios objetivos e se dedicar aos estudos.  

Outros abrem as próprias clínicas, sozinhos ou com colegas. Isso exige conhecimentos de administração e finanças. Por outro lado, pode ser uma boa ideia para quem não busca, necessariamente, especialização em determinada área.  

Entretanto, quem se forma em Psicologia deve estar disposto a se aprimorar continuamente. O mercado de trabalho para psicólogo busca por profissionais sempre atualizados, dispostos a sanar as necessidades do público.  

Quais são as principais áreas de atuação para o psicólogo?  

Hoje em dia, psicólogos são requisitados em vários ambientes. Muitos deles exigem formações e treinamentos específicos para a atuação.  

Em alguns casos, é preciso fazer um mestrado ou uma especialização. Em outros, é a experiência que fala mais alto. De qualquer forma, o mercado de trabalho para psicólogo é cada vez mais diversificado.  

Confira abaixo algumas das áreas mais populares da Psicologia nos últimos tempos.  

Psicologia Clínica  

Ir a um psicólogo para fazer uma sessão individual de terapia continua a ser o nicho mais procurado da área. A Psicologia Clínica ajuda pacientes a identificarem e tratarem problemas simples de saúde emocional.  

Em muitos casos, essa é a primeira área de atuação que vem à mente de estudantes de Psicologia.  

Neuropsicologia  

Essa área, que também é uma especialização, estuda a relação da Psicologia com pesquisas e análises do funcionamento cerebral.  

Como os problemas de saúde mental afetam o cérebro? E como essas informações nos ajudam a melhorar a performance do paciente?  

Para responder a essas perguntas, neuropsicólogos fazem uma série de exames, análises e pesquisas. Os processos são peças fundamentais no desenvolvimento da prática do psicólogo.  

Psicologia do Esporte  

Essa é uma especialização relativamente recente na Psicologia, mas que já conquistou seu espaço. Muitas pessoas que praticam esportes ou são atletas buscam pela ajuda da psicologia.  

Nesse cenário, a ajuda profissional pode auxiliar na melhora do desempenho. Uma área inovadora para quem busca novos caminhos e destaque competitivo!  

Psicologia Jurídica  

Outra área que surgiu diante das novas necessidades. A Psicologia Jurídica cada vez mais se destaca no mercado de trabalho para psicólogo.  

Para atender a população carcerária e as vítimas de crimes, é necessário ter mais do que conhecimento básico. É preciso saber trabalhar sob pressão e suportar emoções fortes. Por isso, faltam profissionais qualificados na área.  

Quem deseja trabalhar no ramo, possivelmente garantirá excelentes oportunidades. Por ser um trabalho desafiador, o salário costuma ser mais alto do que em outras vertentes.  

Psicologia Organizacional  

A Psicologia Organizacional foi a área que mais contratou no mercado de trabalho para psicólogo nos últimos anos.  

Psicólogos que trabalham para empresas e instituições têm muitas funções. Nas entrevistas de emprego, eles determinam quem se encaixa melhor na equipe. No dia a dia, ajudam a resolver problemas e gerenciar crises.  

De forma individual, auxiliam os colaboradores a alcançarem o melhor desempenho e produtividade. De maneira geral, contribuem para a empresa conhecer melhor o potencial da equipe.  

Por isso, os psicólogos se tornaram essenciais no ambiente de trabalho. Contudo, a área exige especialização, mas a experiência também faz muita diferença.  

Vale ressaltar que existem outras áreas importantes como a Psicologia Hospitalar e a Acadêmica que não param de crescer. A verdade é que novos ramos surgem o tempo todo e, por isso, é crucial se manter atualizado.  

Qual é a importância da graduação no mercado de trabalho para psicólogo?  

Como pudemos perceber, nenhum profissional pode atuar no mercado de trabalho para psicólogo sem uma graduação de qualidade. Porém, a importância do curso superior vai além disso. Afinal, ele é o primeiro contato dos estudantes com a área.  

Sendo assim, é importante que a graduação reflita o momento do mercado de trabalho, já que precisa auxiliar os estudantes a encontrarem seus caminhos pensando na realidade futura.  

Muitos cursos deixam a desejar por serem teóricos demais. Mas uma boa graduação em Psicologia está por dentro das demandas da sociedade. Assim, prepara seus alunos para o que o mercado realmente vai exigir.  

Quer ficar por dentro das novidades e tudo o que acontece na área da Psicologia? Então, acompanhe as nossas redes sociais e compartilhe essas informações tão importantes: FacebookLinkedInYouTube e Twitter