O que um novo aluno espera quando ingressa em um curso de graduação em Psicologia? Existem expectativas comuns que podem ajudar a alavancar o sucesso do curso.

Quando um aluno ingressa em na graduação em Psicologia, o que ele espera? Essa é uma pergunta que o coordenador deve refletir. Afinal, a organização dos cronogramas de aula é totalmente voltada aos interesses dos estudantes.  

Para dar uma visão geral sobre essas expectativas, reunimos as mais comuns neste artigo. Mesmo que nem todos os alunos tenham os mesmos objetivos, esses são fatores que devem ser levados em conta.  

Ingressar em uma instituição respeitada  

Ainda que nem todo aluno queira ingressar na mais renomada instituição que ofereça um Curso de Psicologia, todos buscam uma IES respeitada.  

Quando uma IES apresenta boa reputação, os alunos já sabem o que esperar dela. Afinal, esse respeito costuma ser o resultado de muitos anos formando profissionais de sucesso.  

Por isso, os alunos buscam por nomes confiáveis, que apresentam resultados. Assim, eles podem esperar formação sólida e reconhecimento profissional.  

Contar com uma boa infraestrutura  

Uma instituição de excelência, muitas vezes, tem tudo a ver com uma boa infraestrutura. Os alunos não desejam estudar em ambientes sem o mínimo de recursos.  

E isso não quer dizer apenas ter ótima iluminação e assentos confortáveis em todas as salas. Prédios modernos, ar-condicionado e recursos tecnológicos também fazem parte.  

Entretanto, isso se estende para além das salas de aula. Laboratórios, bibliotecas e ambientes comuns também devem estar em boas condições e ser bem equipados.  

Ter ótimos professores na graduação em Psicologia  

Uma das maiores expectativas dos alunos na área é o corpo docente.  

Eles esperam profissionais com muito conhecimento. Mas vai além disso: os alunos querem professores que vão ajudá-los de maneira genuína.  

A graduação e o mercado são caminhos completamente desconhecidos. Em muitos casos, os professores serão os primeiros profissionais da área que seus alunos vão conhecer e confiar.  

Estar em dia com o que há de mais recente  

Ainda que os alunos saibam que vão aprender teorias e conceitos aplicados há décadas, eles não querem parar por aí.  

E com razão: oferecer uma grade de disciplinas atualizada é o fator mais importante na vida de um profissional. Por isso, os futuros psicólogos querem saber o que é estudado, praticado e quais são as tendências atuais no ramo de psicologia.  

Essa é a única maneira de estar, de fato, preparado para o mercado de trabalho. Sendo assim, o cronograma da graduação em Psicologia precisa se atualizar no mesmo ritmo.  

Entender o que um psicólogo faz  

Essa é uma dúvida muito comum. Muitos estudantes entram em uma faculdade sem ter total certeza do que vão fazer ao se formarem. Quais são as possibilidades? Quais os principais ramos de atuação?

Geralmente analisam as disciplinas e os recursos. Mas nem sempre sabem como isso se aplica, de fato, no mercado de trabalho.  

Sendo assim, os alunos querem ter uma visão mais detalhada de como é a profissão e quais oportunidades pode oferecer.  

Conversar com profissionais de diversos ramos, fazer atividades extracurriculares e estudar o mercado ajudam nessa missão.  

Conhecer todas as áreas de atuação  

Psicologia jurídica, neuropsicologia, psicologia organizacional: o que cada uma dessas áreas significa? Os alunos que entram na graduação em Psicologia querem saber mais sobre as áreas que estão em alta e que podem significar oportunidade de carreira futura.  

No entanto, a área não precisa ser uma tendência para estar no currículo. As áreas de atuação tradicionais, como psicologia clínica, hospitalar e escolar, também precisam ser analisadas e estudadas.  

Dessa maneira, ao sair do curso, o aluno já deve se sentir totalmente preparado para a área que deseja atuar.  

Participar de atividades extracurriculares  

grupo multiétnico de estudantes de graduação em psicologia recebendo conhecimento de professor

O curso de Psicologia não deve ser sobrecarregado de aulas teóricas. Como toda graduação, precisa oferecer muitas atividades extras e aulas práticas que complementem o currículo.  

Bolsas de ensino, pesquisa e extensão, eventos e voluntariados são partes importantes da vida acadêmica para o desenvolvimento da experiência profissional. E os alunos esperam ansiosamente por isso.  

Entrar no mercado de trabalho com sucesso 

Por fim, o que os alunos mais esperam é que a graduação seja uma porta de entrada para o mercado de trabalho.  

Eles querem se formar como profissionais altamente qualificados e, como consequência, garantir bons empregos. Entretanto, o contato com o mercado deve acontecer antes da conclusão do curso, com a ajuda dos estágios.  

Como você deve ter percebido, os alunos têm altas expectativas sobre a graduação em Psicologia. Para atendê-las, a IES precisa estar sempre atualizada e oferecer uma boa estrutura, com professores competentes para ensinar os profissionais de amanhã.  

Quer se manter atualizado sobre o universo da Psicologia e seus desdobramentos? Acompanhe as nossas redes sociaisFacebookLinkedInYouTube e Twitter